Parabéns Barroquinha! - 11/05/1988
Concurso Literário
II Amostra de Arte, Cultura e Turismo de Barroquinha
Atividades Lúdicas e Jogos Matemáticos
O porfessor Estélio utiliza a metodologia de algumas atividades lúdicas e jogos para ajudar os alunos do 7º Ano a assimilar alguns conceitos matemáticos. Os jogos matemáticos, atualmente cumpre duas funções - Lúdica e Educativa. Uma prática cada vez mais constante nas salas de aulas, e que auxiliam os professores a desenvolverem a construção do conhecimento matemático de forma participativa e prazerosa.
Projeto - Livros para Imaginação
O projeto “ Livro para a imaginação” pretende divulgar o dia 18 de abril. Dia Nacional do Livro Infantil e sensibilizar para a valorização do livro, na memória individual e coletiva, sua concepção e transmissão do conhecimento, através de atividades a serem desenvolvidas, tendo como referência as obras de Monteiro Lobato com acompanhamento e orientação dos professores envolvidos. Espera-se que este momento desenvolva o gosto pela leitura a partir de uma aproximação afetiva e significativa dos livros, através de práticas educativas, entre história e cidadania, história e cultura do ser humano como agente do seu próprio conhecimento.
Objetivo Geral
Estimular o interesse da criança pela leitura, de maneira que ela explore ao máximo a riqueza oferecida pela Literatura Infantil; e homenagear Monteiro Lobato, pai da Literatura Infantil no Brasil.
Objetivos Específicos
- Incentivar o gosto pela Leitura.
- Facilitar o acesso das crianças e jovens aos bens culturais, especialmente ao livro;
- Promover atividades educativas e culturais que auxiliem na difusão da literatura infanto-juvenil e, conseqüentemente no incentivo ao hábito de ler;
- Estimular o desenvolvimento do potencial criativo da criança, despertando-a para o prazer da leitura e da escrita.
- Reconhecer Monteiro Lobato, como um dos maiores promotores de leitura no Brasil;
- Compreender e identificar fábulas como leituras que procuram tornar as idéias do bem e do mal, de maneira firme e conveniente, para que sejam entendidas e relembradas.
Metodologia
- Leitura dos livros da coleção “ O mundo das fábulas”
- Trabalhar músicas relacionadas ao tema.
- Visita à biblioteca municipal para apreciar os livros
- Confecção, pelos alunos de livros especiais, orientados pelo professor de classe, nas atividades de ilustrar, recortar, colar, redigir palavras e frases curtas.
- Realização da HORA DO CONTO.
- Atividades diversificadas para trabalhar a escrita:
- Leitura da fábula escolhida e escrita da mesma modificando o final.
- Confecção de murais com os personagens da fábula.
Pesquisa sobre Monteiro Lobato e suas obras.
- Orientação na indicação nas fontes de consultas: autor, título, local, editora e ano de publicação.
- Dramatizações de fábulas.
Avaliação
- Proceder a avaliação contínua através de apreciação das atividades desenvolvidas.
Culminância
-Apresentações dos trabalhos realizados.
Abertura - Peça Teatral do Sítio do Pica-Pau. (Amigos da Leitura)
1º Ano - Peça
Fábulas: Cupim papa – tudo
Cigarra e a Formiga
2º Ano
- Acróstico sobre Monteiro Lobato
- Poesia
3º Ano
A - Caracterização dos personagens do sitio do pica-pau amarelo. (Apresentação feita em forma de rima). Apresentação da música coreografada narrando o nascimento da Emilia.
B - “Memórias de Emília” (apresentação do livro)
C - Música – Coral
4º Ano
- Peça teatral – (viajando na leitura)
- Poesia
5º Ano
- Fábula dramatizada (Pedra, papel e tesoura)
- Texto rimado (poema)
Diretora: Antônia Cinéas Dos Santos
Coordenadora de 1º ao 5º: Eline Maria Miranda dos Santos
Professores: Adriana Silva, Antonia Deuzilene, Lúcia Frota, Henriqueta Pinho, Eliene Silva,Mª do Livramento Marques, Ed-Francy de Brito Lima, Francisco Wilson, Elivanda Mª de Sousa, Edmário Justino.
Público alvo: Alunos do 1º ao 5º ano.
Apresentação do Projeto Peteca
QUEM SOMOS ?
O programa de Educação contra a exploração do trabalho da criança e do adolescente PETECA é um projeto do Ministério Público do Trabalho (MPT) em parceria com a Universidade Federal do Ceará (UFC) e a União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime-CE) que objetiva formar Coordenadores Pedagógicos, Professores e Estudantes quanto aos direitos da criança e do adolescente com vistas à erradicação do trabalho infantil e à proteção ao trabalhador adolescente.
QUAIS SÃO AS ETAPAS DO PROJETO ?
Oficina de formação de 16 horas para coordenadores de escolas e professores;
Elaboração do plano de ação da Escola;
Elaboração da Proposta da cartilha: Brincar, viver, trabalhar só quando crescer;
O PETECA terá duração de 03 meses e as ações terão 06 etapas;
Implementação das ações do Plano na Escola;
Seleção dos melhores trabalhos escolares dos alunos na Escola, enviando-os para a Secretaria (01 (um) trabalho por categoria) para a 2º fase da seleção;
Analise e escolha dos melhores trabalhos escolares dos alunos na Secretaria do Município; (2º fase)
Seleção dos melhores trabalhos Escolares dos alunos pela Comissão Geral do Projeto PETECA.(3º faze, Fortaleza)
Acompanhamento às escolas (Coordenadores do PETECA)
Incentivo a Leitura
Coelce entrega para a Escola Jaime Laurindo o Baú de Leitura
Com o objetivo de proporcionar o prazer da leitura a criança e adolescentes, a Coelce mantém o projeto Baú de Leitura. Criando em 2005, a iniciativa distribui um baú com 300 livros a entidades, organizações não-governamentais e escolas públicas em todo o estado do Ceará. No mês de março, o programa pegou a estrada e beneficiou 17 instituições do interior do estado, inclusive o município de Barroquinha, onde a Escola Jaime Laurindo da Silva foi contemplada com a entrega do Baú de Leitura. O acontecimento foi no dia 09 de março no CSU às 15:00 h. O momento é sempre uma festa. A Coelce leva para o município e a entidade beneficiada o mascote Lampinha e a equipe da Casa do Conto, que promove contação de histórias para as crianças e adolescentes, já com uma demonstração do que eles vão conhecer nos 300 livros do kit.Apresentação do PDE
O Plano de Desenvolvimento da Escola (PDE-Escola) é uma prioridade para a educação e um ensino de qualidade. Significa também envolver toda a comunidade - pais, alunos, professores, funcionários e gestores, em iniciativas que busquem o sucesso e permanencia do aluno na escola. Com esse objetivo reunimos no dia 03 de março representantes da comunidade escolar para sensibilizá-los e falar da importância do PDE para o funcionamento da escola. Aproveitamos o momento formamos o Grupo de Sistematização com a participação de representantes da comunidade para re-elaboração do plano em 2010







